Razão de ser

“Lembra-te de que a felicidade é uma forma de viagem, mas não apenas o seu destino”

(Roy Goodman, escritor Sul-Africano, sec. XX-XXI)

O projeto “Carmos´s Residence – Art Apartments” é muito mais do que o fruto de uma vida de cumplicidade mútua e de amor por parte de quem gosta tanto de viajar, quanto de receber a família, amigos ou colegas. É, ainda, para além de um meio de tentar rentabilizar uma parte das economias acumuladas ao longo de mais de três décadas de entrega incondicional à profissão de médico que ambos abraçámos com genuína vocação, sobretudo, uma forma de homenagear alguém que ali nasceu pouco tempo antes de perder tragicamente a sua mãe, padecente de uma enigmática e inexorável doença. A Dª Maria do Carmo, fez da sua vida uma permanente dádiva de ternura e de felicidade para os que a rodearam ao longo das suas mais de seis décadas de vida.

Decidimos, pois, reabilitar os dois apartamentos entretanto devolutos, situados por cima de um espaço comercial arrendado, num prédio de três pisos localizado numa rua pedonal da zona histórica da baixa citadina e que herdáramos há alguns anos.

Felizmente, após várias décadas de angustiante e progressiva degradação, Setúbal, portadora de um promissor futuro eternamente adiado, parece estar a encetar agora um percurso de lenta mas notória saída desse inexplicável marasmo, ganhando uma nova vida de ténue alegria, capaz de cativar quem cá nasceu, mora ou trabalha, e de despertar a curiosidade e o prazer de a visitar, por parte de quem decidir rumar à capital dos golfinhos e do rio azul.

Tentámos, com a ajuda decisiva de interessados e competentes técnicos nos mais variados setores da construção civil, da arquitetura e da decoração, manter o espírito original do local, possibilitando a conjugação do moderno conforto, e de alguma tecnologia que dificilmente os cidadãos dispensam presentemente, com a tipicidade que caracterizavam as metodologias construtivas mais tradicionais.

Os espaços foram assim maioritariamente mantidos conforme o desenho original, mas bem diferentes, contudo, daquilo que presentemente se vê e se exige nos modernos empreendimentos, embora com algumas alterações que possibilitam uma funcionalidade interior capaz de satisfazer adequadamente as necessidades que são hoje apanágio da grande maioria das pessoas. Dentro desta filosofia, conjugámos mobiliário antigo reabilitado que também herdámos dos outros progenitores, com peças que já possuíamos na nossa residência, e com outras de traça muito mais moderna que adquirimos propositadamente, esperando que esta miscelânea seja do agrado de quem se decida aqui hospedar.

    A decoração é simples e sóbria, como pensamos que se exige num projeto com estas características, sendo possível contemplar algumas obras de arte de autor que os hóspedes poderão adquirir a preços comportáveis. Teremos assim expostos quadros de Eduardo Carqueijeiro, um arquiteto e pintor de Setúbal, cerâmica de Álvaro Portugal, um engenheiro e artista plástico de Coimbra, e fotografias de um médico, fotógrafo e ornitólogo amador, António Guerra (nosso primo), natural de Moçambique e residente no Porto.

      “4 Sonatas Para Violoncelo E Baixo Contínuo E Dois Duetos Para 2 Violoncelos”

      Avondano Ensemble

      Desejamos, finalmente, que os nossos estimados hóspedes se sintam como na sua própria casa, dado que esse é precisamente o grande atrativo desta tipologia de alojamento turístico, que também tanto apreciamos. A Irina Peixoto e os seus colaboradores tudo farão para vos proporcionarem uma estadia agradável suficientemente capaz de fazer com que a aconselhem aos vossos familiares, amigos, vizinhos e conhecidos, quiçá deixando nota da vossa avaliação nos meios informáticos habituais. Só esperamos que deixem tudo tal como encontraram e que sejam mesmo capazes de se sentirem interiormente tocados pelo verdadeiro espírito deste lugar realmente único, tal como a Srª Dª Maria do Carmo sempre teve o natural condão de o saber propiciar aos seus convidados.

      Obrigado por nos visitarem, e aproveitem para apreciar a qualidade do trabalho do arquiteto Fernando Magalhães, do engenheiro Nelson Sovela, dos artesãos Armando Pires, Luis Gonçalves, Júlio Gomes e Armindo Fragoso, os frescos da artista italiana Giorgia Belfi, a decoração de Jorge Lobo, a competência inexcedível do designer gráfico informático Álvaro Piteira, o design moderno e eficiente das cozinhas da firma Pau Brasil, bem como a dedicação e os conhecimentos profundos de História da Isabel Mendes Lucas (nossa irmã / cunhada) a quem agradecemos profundamente toda a colaboração dispensada ao longo de quase um ano.

      Outras informações eventualmente úteis para tornar a vossa estadia mais prazenteira, poderão encontrar nas outras secções do site, propositadamente criado para o efeito, ao som, se o pretenderem, de grandes mestres da música clássica portuguesa, injustamente esquecidos por muitos, mas nem por isso menos credores do reconhecimento que efetivamente lhes é tão justamente devido.

      Trata-se, assim, de um projeto de índole essencialmente familiar com um ambiente acolhedor e com personalidade, para o qual iremos estabelecer várias parcerias com quem partilhe da mesma filosofia, com o simples objetivo de potenciar e complementar os nossos valores e objetivos.

      Com amizade

      Ana Paula GG Mendes e José MD Poças

      Morada:
      Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
      2900-215 Setúbal
      Telefone: 962 634 118
      E-mail: ipeixoto@ohmyguest.pt

      Google Translate

      Política de Privacidade