carmo’s residence

Os autores do site

 

 

Os autores do site

Este site é fruto da cooperação estreita de um conjunto de pessoas com formação muito diversa que, para além do próprio dono dos apartamentos, abrange as áreas do webdisign, da informática, das artes, da história e da linguística, pois só assim poderia tornar-se numa realidade. A todos, pois, o NOSSO MUITO OBRIGADO.

    José Poças

     

    José Manuel Domingues Poças é médico especialista em Medicina Interna, Doenças Infeciosas e Medicina do Viajante com o grau de Chefe de Serviço da carreira médica hospitalar, desempenhando atualmente as funções de Diretor de Serviço no Hospital de S. Bernardo em Setúbal, onde trabalha há mais de trinta anos. Exerce também medicina privada com consultório na mesma cidade, na Clínica “Consulped”. É casado com Ana Paula Guerreiro Gonçalves Mendes (colega de curso) e tem dois filhos e dois netos, possuindo presentemente 60 anos de idade.

    Exerceu inúmeros cargos ao nível institucional e extra-hospitalar, destacando-se ter sido Presidente do Distrito Médico de Setúbal da Ordem dos Médicos em dois triénios consecutivos. Do ponto de vista científico, é de referir que exerceu atividade docente ao nível pré e pós-graduado, colaborou em várias teses de Mestrado e de Doutoramento, fez parte, como candidato e como membro de júri, de muitos concursos ao nível da carreira médica hospitalar, tutelou diversos médicos internos de várias especialidades médicas, participou e organizou muitas dezenas de reuniões médicas ao nível nacional e internacional, integrou diversos projetos de investigação clínica e publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas e livros, quer nacionais, quer estrangeiros (destacando-se os artigos de reflexão sobre o exercício profissional e a organização dos cuidados de saúde na revista da Ordem dos Médicos). Obteve três prémios da Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul, é sócio de diversas sociedades médicas nacionais e internacionais, e integra, na qualidade de membro do Conselho Científico ou como “referee”, o corpo de especialistas de algumas publicações nacionais e estrangeiras.

    Interessa-se pelo genericamente denominado turismo cultural (em especial pela enologia, pela gastronomia e pelo património histórico), conhecendo diversos países em quase todos os continentes (sobretudo os que têm património arquitetónico edificado pelos portugueses), pela História (em particular por Cristóvão Colombo, pela epopeia dos Descobrimentos e pelo fenómeno religioso), por História da Medicina (com destaque para a microbiologia e as doenças transmissíveis), pela literatura (especialmente do género romance histórico) e pela música (sendo melómano e colecionador). Obteve dois prémios de Fotografia, colaborou na edição de diversos livros (com destaque para as “Memórias do Instituto de Malariologia de Águas de Moura” e “Desnudando o sexo dos anjos: Da biografia à história e da história às estórias”) e editou o seu primeiro livro, “Ode ou Requiem: Alegoria sobre a natureza do ato médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais” em 2015. Foi designado pelo Clube Rotary de Setúbal, também nesse mesmo ano de 2015, personalidade do ano.

    É, presentemente, Diretor de Serviço Hospitalar Provedor da Pessoa Doente da LAHSB, Presidente Honorário da FPCCS, Presidente do Conselho Consultivo da LACPEDI em Setúbal, e Editor e Coordenador da Comissão Redatorial do livro “Um Contributo Português para a Candidatura da Relação Médico Doente a Património Imaterial da Humanidade” à UNESCO, que é uma incitativa da Ordem dos Médicos Portuguesa.

    Em Janeiro de 2018, conjuntamente com a sua esposa, iniciou um projeto de Alojamento Local. “Carmos´s Residance, Art Apartments”, que se situa na zona histórica de setúbal, num prédio restaurado que pertencia à família da mesma.

    Web: josepocas.com »

    Isabel Lucas

     

    Isabel Maria Guerreiro G. Mendes Oleiro Lucas nasceu em Setúbal em 1953, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Medieval e do Renascimento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    Começou a sua atividade profissional no ano letivo 1976- 1977 como docente da disciplina de História na antiga Escola Industrial e Comercial de Setúbal, atual Escola Secundária de Sebastião da Gama.

    Mais tarde acabou por se dedicar ao estudo e investigação de temáticas nas áreas do Património Cultural e da História Local, tendo terminado a carreira profissional como Técnica Superior do Arquivo Municipal de Montijo em 2011.

    Entre os vários trabalhos realizados no âmbito destas áreas contam-se alguns livros publicados dos quais se destaca a tese de mestrado “As Ermidas da Ordem de Santiago nas Visitações de Palmela do século XVI”, defendida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2004 e publicada pela Câmara Municipal de Palmela em 2011.

    Eduardo Carqueijeiro

     

    Eduardo Carqueijeiro é, entre outras coisas, pintor.

    Em constante atividade, tem organizado e/ou participado em exposições colectivas, pintura ao ar livre, encontros, conferências, performances, publicações, espectáculos musicais, para além de ser monitor de cursos livres de pintura e ilustrador de inúmeros trabalhos editados. É ainda um profissional dedicado à sua profissão e paixão, com experiência profícua e vasta em Portugal e no estrangeiro.

    Natural de Setúbal, formou-se em arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, tendo tido como professores os mestres Frederico Jorge e Daciano Costa, bem como António Sena e mestre João Hogan no AR.CO, onde estudou pintura e gravura (1976-1981). Especializou-se ainda nas escolas de arte de Londres – Slade School of Art e Central St. Martins College of Art & Design (em 1998 e 2011). Tem o Master of Science pela Universidade de Gales, Aberystwyth.

    Concilia a sua experiência profissional com a sua prática artista através duma fusão entre arte e ciência, do qual tira partido nas suas exposições, performances, trabalho de ilustração e curadorias.

    Como artista tem a experiência e a prática de cerca de 30 anos a pintar ininterruptamente, tendo participado em 113 exposições coletivas e efetuado 28 exposições individuais.

    A poesia sempre tem sido fonte de inspiração mas também já ilustrou inúmeros livros de poesia e prosa.
    Tem a medalha de mérito cultural da cidade de Setúbal. Está representado em coleções nacionais e internacionais. Faz ainda parte de vários coletivos culturais locais (como o Synapsis) e internacionais.

    Web: eduardocarqueijeiro.com »

    Álvaro Piteira

     

    Álvaro Piteira sempre trabalhou em áreas ligadas ao grafismo e à programação.

    Durante o século XX esteve relacionado principalmente com os setores da construção civil, da moda e da produção textil, tendo desenhado e programado de quase tudo, desde jazigos para cemitérios até conjuntos de malha para a Moda Lisboa.

    Com a chegada do século XXI fez um upgrade no CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa e dedicou-se em exclusivo à área do multimédia (e sempre que possível só em formato digital que é para não ter que lidar com stocks nem ter que sujar as mãos com tintas!…) em que já foi distinguido com alguns prémios a nível nacional.

    Web: ideiavirtual.pt »

    Sara Pereira

     

    Sara Pereira é licenciada e mestrada em tradução, especializada na área técnica trabalhando como freelancer há dez anos.

    É fluente em Inglês e Espanhol, tendo excelente compreensão dos idiomas na leitura, oral e audição e encontra-se actualmente a aprender norueguês.

    Domina as ferramentas CAT: Office (Word, Excel, Outlook e PowerPoint), SDL Trados Studio 2015 e memoQ 2015.

    Tem ainda experiência na área de vendas, atendimento ao cliente e administração.

    Actualmente é administrativa na Esri Portugal, sendo responsável pela área de manutenção, portaria, recepção, frota e eventos.

    Nas horas vagas trabalha como tradutora freelancer, nomeadamente para a Borer Chemie AG, Suiça.

    Web: saracmpereira.wordpress.com »

    Morada:
    Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
    2900-215 Setúbal
    Telefone: 962 634 118
    E-mail: ipeixoto@ohmyguest.pt

    Google Translate

    Política de Privacidade