A região

Palmela / Azeitão / Sesimbra
As paisagens

As paisagens

Palmela

Esta antiquíssima vila, de casario branco e de ruas estreitas, tem como ponto obrigatório a visita ao promontório onde se localiza o seu vetusto castelo mourisco, de onde se podem apreciar vistas deslumbrantes, quer para o vale das diversas ribeiras que vão desaguar no Rio Sado e que atravessam a cidade de Setúbal, para sul, quer para a planície que se estende para norte em direção ao Rio Tejo, passando pelo Rio Coina. Daqui, pode contemplar-se perfeitamente, ao longe, e mesmo sem a ajuda de binóculos, em dias isentos de neblina, a cidade de Lisboa.

Trata-se de um vasto conselho essencialmente rural, onde predomina a cultura da vinha e o pastoreio de gado ovino, a partir do qual se faz um dos queijos mais famosos de Portugal: O queijo de Azeitão. Mais recentemente, registou-se um grande investimento na indústria, sobretudo do setor automóvel, pelo que na região limítrofe da freguesia do Pinhal Novo, onde se localiza um importante nó ferroviário, um crescente número de pessoas tem vindo a fixar residência.

A visita às adegas dos muitos vitivinicultores existentes também se recomenda vivamente, bem como á loja de vinhos e produtos regionais que pertence à Câmara Municipal, situada num largo ao lado da Biblioteca Municipal e em frente do bonito Cine-Teatro. Também merece a pena apreciar as oficinas de azulejaria existentes, bem como algumas excelentes lojas de decoração (em especial a que tem o nome de “As tralhas da avó”), para além das denominadas grutas da Quinta do Anjo (monumento funerário da época neolítica), ou ainda do Museu da Música Mecânica, que reúne uma das mais importantes coleções do género em todo o mundo.

Esta vila, está geminada com 6 cidades diferentes, nas quais se incluem, Santiago do Cacém, em Portugal, duas cidades espanholas e o mesmo número de cidades de Cabo Verde (uma das quais a capital, “Praia”, na ilha de Santiago), e uma da Polónia.

    Azeitão

    A freguesia de Azeitão (que compreende as localidades de Vila Fresca, Vendas, Brejos e Vila Nogueira de Azeitão) é muito conhecida por diversas “boas” razões: Ter a sede de umas das mais emblemáticas firmas portuguesas de produção vitivinícola (a centenária José Maria da Fonseca), cujas antiquíssimas caves são visitáveis, e na qual se produziram alguns dos mais famosos vinhos moscatéis de todo o Mundo; possuir uma tradição notável na doçaria artesanal (os saborosos “Ss”, as imperdíveis tortas, os inigualáveis queijos doces, etc); ter muitos e interessantes antiquários; estar repleta de antigos palacetes, muitos já reabilitados, alguns dos quais adaptados para restaurantes ou para instalações hoteleiras; possuir muitas quintas, algumas das quais onde se pratica turismo rural ou de habitação de grande qualidade.

    Tudo num ambiente muito tranquilo e com um certo ar de fidalguia típico dos idos tempos da monarquia, onde sobressai naturalmente o Palácio da Bacalhoa, edifício de estilo renascentista, pertencente atualmente à Fundação Berardo, mas que foi outrora propriedade, sucessivamente, primeiro, de um filho de D. João I, e, de seguida, do Duque de Viseu, de um dos filhos de D. Afonso de Albuquerque e finalmente, de uma multimilionária americana (Orleana Scoville), na primeira metade do sec XX, antes de ser adquirida pelo atual proprietário.

    Na encruzilhada do caminho que une a denominada região dos 3 castelos (Setúbal, Palmela e Sesimbra), é mesmo um local de visita (mais do que…) obrigatória.

      Sesimbra

      Esta pitoresca vila piscatória fica numa enseada de acessos difíceis, onde se pode chegar através de estradas íngremes e sinuosas que descem de um promontório em direção ao mar. Tudo se complica aos fins de semana, sobretudo na época estival, pois enche-se de centenas de visitantes e de turistas, sedentos de visitar uma das mais típicas povoações do género que se podem encontrar na região e, mesmo, no país. As melhores vistas são naturalmente do altaneiro castelo mourisco que se localiza numa zona de arriba sobranceira ao casario de ruas estreitas. O mar ao longe é, ora azul, ora verde, conforme as condições climatéricas, mas sempre magnífico. A brisa marítima é quase uma constante.

      Está repleta de muitos e bons restaurantes de peixe, em cuja ementa impera o marisco e a famosa caldeirada. A fortaleza marítima, outrora sede da polícia, foi mais recentemente adaptada para museu municipal, e divide o areal em duas partes, estando sobranceira ao mar.

      Nos arredores, podem observar-se algumas das paisagens e pontos turísticos mais interessantes do Distrito de Setúbal: A lindíssima Lagoa de Albufeira e o impressionante desfiladeiro a pique sobre o oceano (Cabo Espichel), que está ladeado por pequenas praias quase selvagens, de rara beleza paisagística. Neste local, merecem especial atenção e atenta visita, o Santuário da Nossa Senhora do Cabo, onde ainda se podem contemplar as selas dos peregrinos, de tradição centenária, e a escarpa da Pedra Mua, onde existem vestígios de pegadas de dinossauro com cerca de 150 milhões de anos. Na arriba fóssil das praias nas imediações, podem também encontrar-se fósseis de dentes de tubarão com cerca de 25 milhões de anos, tal como se pode observar na foto anexa (apanhados pelo próprio autor da foto e do texto) ao longo de muitos anos.

      Neste concelho existe ainda a propriedade e o palacete dos herdeiros dos Duques de Palmela (Quinta de Calhariz), uma das famílias com mais tradições e poderosas da região, em tempos proprietários de um enorme império fundiário que chegou a abranger a própria Serra da Arrábida e o seu convento (este, hoje, propriedade da Fundação Oriente).

      Esta vila está geminada com doze cidades, nas quais se inclui uma de cada um dos seguintes países: Cabo Verde, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Grâ-Bertanha.

        Coleção privada do autor

        Morada:
        Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
        2900-215 Setúbal
        Telefone: 962 634 118
        E-mail: ipeixoto@ohmyguest.pt

        Google Translate

        Política de Privacidade