carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

De 16 a 22 de setembro, o Município de Palmela vai, uma vez mais, aderir à Semana Europeia da Mobilidade.

Vai realizar-se um conjunto de iniciativas e atividades, como por exemplo, debates informativos e uma caminhada, com o objetivo de sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto ambiental, económico e de saúde que as suas decisões diárias de mobilidade influenciam.

A edição deste ano, com o tema inspirador “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade autónoma.

Do programa, destaca-se a realização de dois debates, abertos à comunidade: no dia 17, em Palmela, sobre o “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela” e dia 18, em Pinhal Novo, sobre “Mobilidade Suave e Urbanismo Tático”, onde se fará a apresentação dos planos e medidas que a autarquia já está a implementar nesta matéria.

Além de ações de sensibilização, recorde-se que o Município tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas. É o caso do projeto HUB 10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial – Concelho de Palmela (Troços Nascente e Sul Estrada dos Quatro Castelos) que compreende a requalificação do eixo de comunicação intermunicipal na conurbação urbana entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte devidamente interligados com interfaces de transporte público, visando a melhoria das deslocações pendulares. A 2.ª fase deste intervenção – que inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina – deverá começar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2021. A obra está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS).

Outros exemplos de intervenções da autarquia nesta matéria, são a Remodelação do Jardim José Maria dos Santos, articulação com o antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo Sul (a 1ª fase já se encontra concluída) e a Ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo, cujo concurso para a obra está a decorrer.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Agência Portuguesa de Ambiente. O programa de atividades no concelho conta com a organização da Câmara Municipal de Palmela.

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Exposição “A Arte da Tanoaria” – Visite até setembro 2026 no Espaço Cidadão!

Exposição “A Arte da Tanoaria” – Visite até setembro 2026 no Espaço Cidadão!

Palmela é, desde há muito, uma das regiões portuguesas destacadas na produção vitivinícola. No concelho, a produção de barris para armazenamento ou transporte de vinho está documentada já em meados do século XIV, mas é na segunda metade/finais do século XIX que a Tanoaria se desenvolve numa escala inédita, como consequência da plantação intensiva de vinhas.

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

Sesimbra » Animação de Verão 2025

Sesimbra » Animação de Verão 2025

carmo's residence Notícias da Região Sesimbra  Sesimbra » Animação de Verão 2025Sesimbra, Quinta do Conde, Lagoa de Albufeira, Aldeia do Meco e Alfarim são os pontos do concelho por onde vai passar a Animação de Verão de 2025. O programa contempla música de...

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade