carmo’s residence

Notícias da Região

Setúbal

 

Ostra em destaque na primeira Festa do Mar

Ostra em destaque na primeira Festa do Mar

A ostra de Setúbal está em destaque na primeira edição da Festa do Mar, evento organizado pela Câmara Municipal, a realizar entre os dias 5 e 9 de outubro, no Largo José Afonso.

A Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, inserida na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho, conta com a participação de quatro produtores locais com diferentes propostas de pratos confecionados com marisco, com especial destaque para as ostras.

Ao natural, com topping ou cozinhadas são as sugestões apresentadas pela Best Fish, pela Exporsado, pela Neptun Pearl e pela Ostra Ribeiro em quatro menus com vários preços.

A oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante Lda e da União das Freguesias de Setúbal, inclui, além de ostras, gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta.

O vinho da região é uma das escolhas para acompanhar a comida, com a Quinta de Catralvos, marca anfitriã do evento, a apresentar uma seleção que vai do frisante aos vinhos brancos e rosés para a perfeita harmonização com os sabores do mar.

O certame, que dispõe ainda de bebidas como cervejas e refrigerantes, tem um funcionamento similar ao do Festival de Francesinhas, realizado no mesmo local, em agosto, com um local específico de pagamento das doses e emissão das senhas para entrega nos espaços gastronómicos e correspondente levantamento dos pedidos.

A primeira edição da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal é inaugurada no dia 5, às 12h00, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, funcionando no horário das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.

O evento dispõe de um conjunto de atividades paralelas que contemplam workshops, uma palestra, animação musical, divertimentos para os mais novos e venda de artesanato e de doçaria regional.

“Qualidade das ostras do Sado” é o título da palestra, do ciclo Mar à Conversa, a realizar no dia 6, às 15h00, na Casa da Baía, conduzida pelo professor do Instituto Politécnico de Setúbal Ricardo Salgado, que desenvolve investigação nas áreas da Ecologia, Biotecnologia Ambiental e Marinha e Aquacultura.

A participação requer inscrição prévia pelo endereço de correio eletrónico gpe@mun-setubal.pt.

No recinto da Festa do Mar, no Largo José Afonso, um conjunto de workshops, conduzidos pela Exporsado e pela Ostra Ribeiro, dá a conhecer técnicas de abertura de ostras nos dias 7 e 8, às 19h00, e a 9, às 12h30. Para o dia 7, às 19h30, está marcado um livecooking, dinamizado pela Exporsado, com a confeção ao vivo de tempura de ostras.

A animação no Largo José Afonso é garantida por insufláveis para as crianças e por quatro espetáculos de combo jazz, nos dias 5, 7 e 8.

O duo Sintoniza-te, com Bernardo Cruz, no piano, e Ivo Rodrigues, no trompete, atua a dia 5, às 12h30 e às 20h00, e no dia 7, às 20h00. Já o Blue Oyster Trio, composto por Luís Cunha, no trompete, João Espadinha, na guitarra, e Gonçalo Naia, no contrabaixo, encerram o ciclo de performances musicais no dia 8, a partir das 20h00.

A doçaria regional também se associa à Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal com a “Cegas Tradições” a apresentar várias propostas, entre as quais as “Ostras Doces”, uma iguaria confecionada com laranja de Setúbal.

No artesanato a Pedaços de Mar, de Nuno Paulino, disponibiliza uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.

Partilhar

Outras notícias em destaque:

4.ª Mostra Gastronómica Literária – consulte as ementas e visite!

4.ª Mostra Gastronómica Literária – consulte as ementas e visite!

Enquadrada pelo projeto “Palmela – Experiências Com Sabor!”, a 4.ª edição da Mostra leva o imaginário literário aos 17 estabelecimentos de restauração participantes. Serão apresentadas entradas, pratos principais, bebidas ou sobremesas, com referência ou homenagem a livros.

Méee Festival Folk: cartaz internacional leva música e dança a Quinta do Anjo

Méee Festival Folk: cartaz internacional leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo enche-se de música e dança a 25 e 26 de maio, na 3.ª edição do Méee Festival Folk, com um cartaz internacional. Os espetáculos com a Brigada Victor Jara (Portugal), Saeid Shanbehzadeh (Irão), Crua (Portugal) e Arturo Cruz Robledo com o seu Quarteto (Cuba) e os bailes com A Salto à Rua (Portugal), Zaroj (Espanha) e Gandarva (Portugal) são os destaques do programa, que vai ser divulgado em breve.

Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe – 2024

Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe – 2024

Que existem muitas e boas razões para visitar Sesimbra, já todos sabem. Restaurantes de qualidade, praias para todos os gostos, paisagens únicas e muitos locais para visitar são alguns dos cartazes turísticos do concelho. Mas há um que pode ser considerado o maior atrativo desta terra, cuja história foi construída lado a lado com o mar e a pesca – o seu peixe

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Durante os festejos de Carnaval, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Câmara Municipal de Sesimbra vai assegurar um vaivém gratuito entre as paragens da Rotunda da Moagem (frente aos supermercados) de Sampaio e o Terminal Rodoviário de Sesimbra

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

Até 28 de outubro, o “Outubro – Mês da Música” comemora o Dia Mundial da Música (1 de outubro) com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos. Ainda há muito para ver e ouvir! Pelo palco do Cine-Teatro S. João, em Palmela, ainda vão passar Buba Espinho (13 de outubro) e Club Makumba (14 de outubro).

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal regressa ao Parque Augusto Pólvora, na Maçã, de 25 a 27 de agosto para fazer as delícias dos amantes de mel. O evento, que nasceu em 1999, visa promover os produtos derivados do mel e a atividade apícola.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade