carmo’s residence

Notícias da Região

Sesimbra

 

Mostra de Maçã Camoesa na Moagem de Sampaio

Mostra de Maçã Camoesa na Moagem de Sampaio

A maçã camoesa é a protagonista da décima edição da Mostra da Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, que decorre nos dias 8 e 9 de outubro, na Moagem de Sampaio.

A iniciativa tem como objetivo promover este fruto, a doçaria local e o pão caseiro em forno de lenha, sabores que sabem particularmente bem com a chegada do outono.

Durante dois dias é possível conhecer produtores, aprender receitas com ingredientes locais, assistir a um concurso de pastelaria com bolos feitos com maçã camoesa, passar pelas bancas de artesanato, fazer visitas guiadas à Moagem e assistir aos concertos de música popular.

E claro, adquirir a maçã camoesa, fruto produzido principalmente na zona do Cabo Espichel, que se caracteriza pela sua polpa ácida de cor branca e pela casca amarela com uma mancha vermelha na zona onde incide o sol.

Na oferta de doçaria não vão faltar a farinha torrada e a tamarina, duas outras marcas registadas pela autarquia para salvaguardar as receitas tradicionais.
Nesta edição existe também um programa pensado para os mais novos, com muitas atividades, como jogos, ateliers, insufláveis e pinturas faciais.

As iniciativas da Mostra continuam na semana seguinte, com várias ações que assinalam o Dia Mundial do Pão (16 de outubro) e o Dia Internacional da Maçã (21 de outubro).

Há histórias para escutar, oficinas de expressão plástica e a oportunidade de pôr as mãos na massa, literalmente, num workshop em que os alunos das nossas escolas vão até forno comunitário para fazer pão à moda antiga.

No âmbito Mostra da Maçã Camoesa, Doçaria e Pão realiza-se ainda uma sessão de esclarecimento sobre Agricultura, Alimentação e Segurança, oficinas de culinária, distribuição de pão e maçãs nas escolas, uma visita e apanha de maçã camoesa no pomar e visita às padarias. Atividades que contribuem para a divulgação e preservação dos saberes e sabores locais.

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

MÉEE Festival Folk – Primeira edição dias 15 e 16 de outubro em Quinta do Anjo!

MÉEE Festival Folk – Primeira edição dias 15 e 16 de outubro em Quinta do Anjo!

O “Méee, Festival Folk”, uma organização do Município de Palmela, com a Junta de Freguesia e a comunidade de Quinta do Anjo e o apoio da SIM, pretende afirmar-se como uma casa da multiculturalidade, com base na música tradicional e popular, nacional e internacional, ou como ponto de partida para novas propostas no domínio da música e dança Folk.

Ostra em destaque na primeira Festa do Mar

Ostra em destaque na primeira Festa do Mar

A ostra de Setúbal está em destaque na primeira edição da Festa do Mar, evento organizado pela Câmara Municipal, a realizar entre os dias 5 e 9 de outubro, no Largo José Afonso.

Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela: 2 a 4 e 9 a 11 de setembro!

Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela: 2 a 4 e 9 a 11 de setembro!

Os Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela, decorrem de 2 a 4 e de 9 a 11 de setembro, nos 18 estabelecimentos de restauração participantes do concelho. Os premiados néctares de Palmela, inspiram a criação de pratos principais, sobremesas e entradas, cujas propostas pode conhecer aqui.

Festa das Vindimas em Palmela de 1 a 6 de setembro

Festa das Vindimas em Palmela de 1 a 6 de setembro

Evento de afirmação da identidade local e de homenagem ao vinho e à vinha, a 59.ª edição da Festa das Vindimas trará a habitual alegria e animação, com destaque para os espetáculos musicais protagonizados por artistas locais e nacionais.

Animação de Verão na Fortaleza de Santiago e no Parque da Vila

Animação de Verão na Fortaleza de Santiago e no Parque da Vila

Em julho, a música regressa para animar as noites de verão. Os grandes palcos da animação são a icónica Fortaleza de Santiago, bem no centro da vila de Sesimbra, e o Parque da Vila, na Quinta do Conde, ponto de passagem obrigatória para os moradores da freguesia.

Palmela Wine Jazz

Palmela Wine Jazz

O “Palmela Wine Jazz” 2022 decorrerá nos dias 16 e 17 de julho, entre as 18h00 e as 24h00 (sábado) e as 18h00 e as 22h00 (domingo), no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, na Vila de Palmela.

Águas balneares com qualidade comprovada

Águas balneares com qualidade comprovada

As águas balneares das praias da orla marítima de Setúbal receberam selo de conformidade para banhos em segurança, mediante análises realizadas no âmbito do Programa de Vigilância Sanitária das Zonas Balneares.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade