carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

O Castelo de Palmela

Castelo de Palmela

Com ocupação islâmica entre os séculos VIII-XII, o Castelo de Palmela foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1147 e definitivamente recuperado por D. Sancho I. Sede definitiva da Ordem de Santiago, de 1443 até à sua extinção, em 1834, a fortificação é Monumento Nacional desde 1910.
A posição geográfica do castelo permite um domínio estratégico de parte do estuário sadino, de uma vertente da cordilheira da Arrábida e das planícies envolventes que a separam do Tejo. Esta situação, noutros tempos, revestia-se da maior importância pelas ligações e possibilidades de comunicação que se estabeleciam com os castelos circundantes das linhas do Tejo e do Sado.

Dentro das muralhas do Castelo encontram-se: a Pousada Histórica de Palmela, situada no antigo convento da Ordem de Santiago; a Igreja de Santiago; as ruínas da Igreja de Sta. Maria, em cuja sacristia está instalado o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago; o Posto de Turismo; lojas de artesanato e produtos regionais e, um Café-Espanada.

O Museu Municipal apresenta diversos espaços visitáveis no Castelo: o Espaço Arqueológico, o Espaço de Transmissões Militares e a Reserva Visitável de escultura de São Tiago (esta com visita sujeita a marcação prévia).

Para melhor conhecer a história do Castelo de Palmela, marque uma visita guiada gratuita, aqui.

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal regressa ao Parque Augusto Pólvora, na Maçã, de 25 a 27 de agosto para fazer as delícias dos amantes de mel. O evento, que nasceu em 1999, visa promover os produtos derivados do mel e a atividade apícola.

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

O Palmela Wine Jazz está de volta ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, de 18 a 20 de agosto, das 18h00 às 24h00 (com exceção de domingo que encerra às 23h00), para três dias de promoção dos vinhos da Península de Setúbal, ao som das notas criativas do Jazz.

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo recebe o 2.º “Méee, Festival Folk”, entre os dias 26 e 28 de maio. O evento, organizado pelo Município de Palmela, Junta de Freguesia e comunidade de Quinta do Anjo. Bailes de danças tradicionais do mundo, Animação de Rua, Espaço Infantil e Artesanato são mais algumas atividades que complementam o programa do “Méee”.

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Nesta primavera, siga as sugestões “Palmela Conquista” e saboreie a natureza, o ar livre, as caminhadas, mas também as feiras de produtores locais ou o prestigiado Festival Queijo, Pão e Vinho, onde vai poder encontrar os melhores produtos da região.

Semana de sabor leva bivalves à mesa

Semana de sabor leva bivalves à mesa

Mais de trinta restaurantes de Setúbal participam, entre 3 e 12 de março, na Semana dos Bivalves, novo evento gastronómico que inclui ainda degustações, workshops, oficinas pedagógicas, uma exposição sobre pesca e um encontro de pescadores.

MÉEE Festival Folk – Primeira edição dias 15 e 16 de outubro em Quinta do Anjo!

MÉEE Festival Folk – Primeira edição dias 15 e 16 de outubro em Quinta do Anjo!

O “Méee, Festival Folk”, uma organização do Município de Palmela, com a Junta de Freguesia e a comunidade de Quinta do Anjo e o apoio da SIM, pretende afirmar-se como uma casa da multiculturalidade, com base na música tradicional e popular, nacional e internacional, ou como ponto de partida para novas propostas no domínio da música e dança Folk.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade