carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Este ano, o contexto de pandemia volta a não permitir que a tradição da Queima do Judas se cumpra em Palmela no formato habitual, mas o Município e os parceiros celebram de uma forma diferente e original, com a distribuição, pela população, do Jornal e do Kit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo.

Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa). Todos os anos, envolvia centenas de pessoas, que percorriam as ruas do Centro Histórico de Palmela, terminando num grande encontro/convívio no Largo de S. João.

Há dois anos consecutivos que a situação de pandemia que o país atravessa não permite celebrar este ritual desta forma mas, por entender que a cultura não pode permanecer em suspenso, o Município e os parceiros da iniciativa propõem, este ano, uma nova forma de celebrar a Queima do Judas.

Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho.

Irá também ser distribuído, mediante reserva (através do 212 336 630), o Kit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar.

Assista ainda, a 3 de abril, no Youtube e Facebook Palmela Município, a um vídeo que recorda as edições anteriores deste ritual.

A Queima do Judas integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março). Consulte o programa completo aqui.

Parceiros da Queima do Judas

– Sociedade Columbófila de Palmela
– Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
– Sociedade Filarmónica Humanitária
– Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
– ATA – Teatro Artimanha
– Grupo de Teatro dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela
– TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo
– Associação de Idosos de Palmela
– Bardoada – O Grupo do Sarrafo
– DançArte/Passos e Compassos
– Associação Escoteiros de Portugal – Grupo 40
– Teatro Sem Dono
– Associação Juvenil Os INdiferentes
– Associação Teatro da Vila
– Moto Clube de Palmela
– Grupo de Teatro Avózinhas/FIAR

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, às 9h30, as visitas guiadas ao Centro Histórico dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo Castelo, com início na Praça de Armas. Garanta o seu lugar na próxima visita e inscreva-se (até às 12h00 da antevéspera do dia da visita)

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Inspirada na antiga Casa de Ópera que existiu no Cabo Espichel, e por onde chegaram a passar grandes companhias italianas, a Temporada de Música está de regresso ao concelho em março e abril, com orquestras de renome, vozes de inegável beleza, novos compositores e jovens músicos

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

As visitas guiadas promovidas pelo Município de Palmela ao Castelo e Centro Histórico da vila regressam em abril. Nos dias 2 e 16, António Lameira, voluntário do Museu Municipal, orientará esta atividade, de frequência gratuita e com a duração de 1h30 (cada período).

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

10 Propostas para conhecer Sesimbra

10 Propostas para conhecer Sesimbra

Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade