carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Este ano, o contexto de pandemia volta a não permitir que a tradição da Queima do Judas se cumpra em Palmela no formato habitual, mas o Município e os parceiros celebram de uma forma diferente e original, com a distribuição, pela população, do Jornal e do Kit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo.

Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa). Todos os anos, envolvia centenas de pessoas, que percorriam as ruas do Centro Histórico de Palmela, terminando num grande encontro/convívio no Largo de S. João.

Há dois anos consecutivos que a situação de pandemia que o país atravessa não permite celebrar este ritual desta forma mas, por entender que a cultura não pode permanecer em suspenso, o Município e os parceiros da iniciativa propõem, este ano, uma nova forma de celebrar a Queima do Judas.

Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho.

Irá também ser distribuído, mediante reserva (através do 212 336 630), o Kit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar.

Assista ainda, a 3 de abril, no Youtube e Facebook Palmela Município, a um vídeo que recorda as edições anteriores deste ritual.

A Queima do Judas integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março). Consulte o programa completo aqui.

Parceiros da Queima do Judas

– Sociedade Columbófila de Palmela
– Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
– Sociedade Filarmónica Humanitária
– Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
– ATA – Teatro Artimanha
– Grupo de Teatro dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela
– TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo
– Associação de Idosos de Palmela
– Bardoada – O Grupo do Sarrafo
– DançArte/Passos e Compassos
– Associação Escoteiros de Portugal – Grupo 40
– Teatro Sem Dono
– Associação Juvenil Os INdiferentes
– Associação Teatro da Vila
– Moto Clube de Palmela
– Grupo de Teatro Avózinhas/FIAR

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Durante os festejos de Carnaval, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Câmara Municipal de Sesimbra vai assegurar um vaivém gratuito entre as paragens da Rotunda da Moagem (frente aos supermercados) de Sampaio e o Terminal Rodoviário de Sesimbra

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

Até 28 de outubro, o “Outubro – Mês da Música” comemora o Dia Mundial da Música (1 de outubro) com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos. Ainda há muito para ver e ouvir! Pelo palco do Cine-Teatro S. João, em Palmela, ainda vão passar Buba Espinho (13 de outubro) e Club Makumba (14 de outubro).

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal regressa ao Parque Augusto Pólvora, na Maçã, de 25 a 27 de agosto para fazer as delícias dos amantes de mel. O evento, que nasceu em 1999, visa promover os produtos derivados do mel e a atividade apícola.

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

O Palmela Wine Jazz está de volta ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, de 18 a 20 de agosto, das 18h00 às 24h00 (com exceção de domingo que encerra às 23h00), para três dias de promoção dos vinhos da Península de Setúbal, ao som das notas criativas do Jazz.

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo recebe o 2.º “Méee, Festival Folk”, entre os dias 26 e 28 de maio. O evento, organizado pelo Município de Palmela, Junta de Freguesia e comunidade de Quinta do Anjo. Bailes de danças tradicionais do mundo, Animação de Rua, Espaço Infantil e Artesanato são mais algumas atividades que complementam o programa do “Méee”.

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Nesta primavera, siga as sugestões “Palmela Conquista” e saboreie a natureza, o ar livre, as caminhadas, mas também as feiras de produtores locais ou o prestigiado Festival Queijo, Pão e Vinho, onde vai poder encontrar os melhores produtos da região.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade