carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Este ano, o contexto de pandemia volta a não permitir que a tradição da Queima do Judas se cumpra em Palmela no formato habitual, mas o Município e os parceiros celebram de uma forma diferente e original, com a distribuição, pela população, do Jornal e do Kit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo.

Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa). Todos os anos, envolvia centenas de pessoas, que percorriam as ruas do Centro Histórico de Palmela, terminando num grande encontro/convívio no Largo de S. João.

Há dois anos consecutivos que a situação de pandemia que o país atravessa não permite celebrar este ritual desta forma mas, por entender que a cultura não pode permanecer em suspenso, o Município e os parceiros da iniciativa propõem, este ano, uma nova forma de celebrar a Queima do Judas.

Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho.

Irá também ser distribuído, mediante reserva (através do 212 336 630), o Kit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar.

Assista ainda, a 3 de abril, no Youtube e Facebook Palmela Município, a um vídeo que recorda as edições anteriores deste ritual.

A Queima do Judas integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março). Consulte o programa completo aqui.

Parceiros da Queima do Judas

– Sociedade Columbófila de Palmela
– Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
– Sociedade Filarmónica Humanitária
– Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
– ATA – Teatro Artimanha
– Grupo de Teatro dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela
– TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo
– Associação de Idosos de Palmela
– Bardoada – O Grupo do Sarrafo
– DançArte/Passos e Compassos
– Associação Escoteiros de Portugal – Grupo 40
– Teatro Sem Dono
– Associação Juvenil Os INdiferentes
– Associação Teatro da Vila
– Moto Clube de Palmela
– Grupo de Teatro Avózinhas/FIAR

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Mostra Bibliográfica: Portugueses no Mundo

Mostra Bibliográfica: Portugueses no Mundo

Ao longo dos séculos foram vários os portugueses que se destacaram além-fronteiras e que levaram mais longe o nome de Portugal. É bem conhecida a relação de Portugal com as viagens, os feitos de um povo que se fez ao mar e deu novos mundos ao Mundo, e que Camões imortalizou nos Lusíadas

Exposição: Litografia, Uma Arte em Setúbal

Exposição: Litografia, Uma Arte em Setúbal

Exposição documental representativa de uma arte outrora existente e muito importante em Setúbal. Evento realizado no âmbito da divulgação dos documentos com história existentes no Museu do Trabalho Michel Giacometti e inserido nas comemorações dos 47 anos do 25 de Abril

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: 929 018 384
E-mail: carmosresidence@gmail.com

Google Translate

Política de Privacidade