carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

No próximo sábado, vá ao Mercado da Aldeia e “Adote uma Saloia”!

Vá ao Mercado da Aldeia e “Adote uma Saloia”!

O projeto “Adote uma Saloia” é apresentado publicamente no dia 5 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h00, no Mercado da Aldeia, em Quinta do Anjo. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e a ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos da Serra da Arrábida desafiam as empresas e a população a ajudar a preservar a Ovelha Saloia, raça autóctone que se encontra em vias de extinção.

A Saloia foi, durante muito tempo, a ovelha leiteira presente nos campos da região, responsável pela produção de leite de qualidade, que levou à certificação do Queijo de Azeitão. Há alguns anos, começou a ser trocada por raças de outros países, com produções leiteiras superiores, em resposta à crescente procura de leite na Península de Setúbal para produção deste queijo.

Face ao desaparecimento da Saloia dos rebanhos, o Município, a Junta de Freguesia e a ARCOLSA criaram um projeto de preservação: um pequeno rebanho, com cerca de 20 animais, que já faz parte do espólio do Museu do Ovelheiro, proporcionando às/aos visitantes o contacto com os animais e demonstrações de tosquia e ordenha.

Os promotores do projeto convidam agora a comunidade a contribuir para a sustentabilidade desta iniciativa. O “Adote uma Saloia” é dirigido às empresas, que podem “apadrinhar” uma ovelha e, desta forma, ajudar à manutenção do rebanho. Ao mesmo tempo, vai ser criado o “Clube de Amigos da Saloia”, um grupo informal de cidadãs/ãos que queiram colaborar individualmente com o projeto.

Na ação de lançamento de dia 5, terá a oportunidade de contactar com algumas ovelhas do rebanho que vão estar no local, obter materiais informativos sobre o projeto, esclarecer todas as dúvidas e fazer a sua adesão. Venha conhecer o “Adote uma Saloia” e ajude a divulgar esta iniciativa!

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, às 9h30, as visitas guiadas ao Centro Histórico dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo Castelo, com início na Praça de Armas. Garanta o seu lugar na próxima visita e inscreva-se (até às 12h00 da antevéspera do dia da visita)

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Inspirada na antiga Casa de Ópera que existiu no Cabo Espichel, e por onde chegaram a passar grandes companhias italianas, a Temporada de Música está de regresso ao concelho em março e abril, com orquestras de renome, vozes de inegável beleza, novos compositores e jovens músicos

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

As visitas guiadas promovidas pelo Município de Palmela ao Castelo e Centro Histórico da vila regressam em abril. Nos dias 2 e 16, António Lameira, voluntário do Museu Municipal, orientará esta atividade, de frequência gratuita e com a duração de 1h30 (cada período).

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

10 Propostas para conhecer Sesimbra

10 Propostas para conhecer Sesimbra

Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade