carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

No próximo sábado, vá ao Mercado da Aldeia e “Adote uma Saloia”!

Vá ao Mercado da Aldeia e “Adote uma Saloia”!

O projeto “Adote uma Saloia” é apresentado publicamente no dia 5 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h00, no Mercado da Aldeia, em Quinta do Anjo. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e a ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos da Serra da Arrábida desafiam as empresas e a população a ajudar a preservar a Ovelha Saloia, raça autóctone que se encontra em vias de extinção.

A Saloia foi, durante muito tempo, a ovelha leiteira presente nos campos da região, responsável pela produção de leite de qualidade, que levou à certificação do Queijo de Azeitão. Há alguns anos, começou a ser trocada por raças de outros países, com produções leiteiras superiores, em resposta à crescente procura de leite na Península de Setúbal para produção deste queijo.

Face ao desaparecimento da Saloia dos rebanhos, o Município, a Junta de Freguesia e a ARCOLSA criaram um projeto de preservação: um pequeno rebanho, com cerca de 20 animais, que já faz parte do espólio do Museu do Ovelheiro, proporcionando às/aos visitantes o contacto com os animais e demonstrações de tosquia e ordenha.

Os promotores do projeto convidam agora a comunidade a contribuir para a sustentabilidade desta iniciativa. O “Adote uma Saloia” é dirigido às empresas, que podem “apadrinhar” uma ovelha e, desta forma, ajudar à manutenção do rebanho. Ao mesmo tempo, vai ser criado o “Clube de Amigos da Saloia”, um grupo informal de cidadãs/ãos que queiram colaborar individualmente com o projeto.

Na ação de lançamento de dia 5, terá a oportunidade de contactar com algumas ovelhas do rebanho que vão estar no local, obter materiais informativos sobre o projeto, esclarecer todas as dúvidas e fazer a sua adesão. Venha conhecer o “Adote uma Saloia” e ajude a divulgar esta iniciativa!

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

6 de janeiro 2021 | Vamos cantar as Janeiros no Cine-Teatro S. João em Palmela?

6 de janeiro 2021 | Vamos cantar as Janeiros no Cine-Teatro S. João em Palmela?

Devido ao contexto pandémico, a tradição das “Janeiras”, que habitualmente percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela, no dia 6 de janeiro, ficará em 2021, centrada no Cine-Teatro S. João, com um espetáculo, às 21h00, que reunirá os votos de bom ano do Movimento Associativo, mas em formato vídeo

Formação online e gratuita | Conheça as próximas ações!

Formação online e gratuita | Conheça as próximas ações!

Até ao final do ano, o projeto municipal “Formação para a Comunidade” disponibiliza novas ações online, em diversas áreas, a par das sessões presenciais. Da oferta formativa online, destaque para as ações sobre Gestão de Reclamações; Nutrição e Dietética e Espanhol.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: 929 018 384
E-mail: carmosresidence@gmail.com

Google Translate

Política de Privacidade