carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

Dia da Restauração do Concelho assinalado com programa simbólico

O Dia da Restauração do Concelho de Palmela (1 de novembro) é assinalado pelo Município com um conjunto simbólico de iniciativas de celebração desta data histórica.

Do programa das Comemorações do 94.º Aniversário da Restauração do Concelho de Palmela, destaque para a inauguração do Monumento Arco da Ponte, em Pinhal Novo, uma criação dos artistas locais Kim Prisu, João Palmela e Pedro Botelho.

As comemorações incluem também a habitual Homenagem Póstuma aos Restauradores do Concelho de Palmela e aos Mortos em Combate na I Grande Guerra Mundial, com deposição de flores junto ao Monumento a Joaquim José de Carvalho e aos Combatentes da I Grande Guerra, numa organização do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela com a Câmara Municipal.

Nos canais digitais da Autarquia (Facebook, Instagram e Youtube Palmela Município), vão ainda ser divulgados vídeos comemorativos do 25.º Aniversário dos Programas Municipais Desportivos de Judo e Basquetebol.

Criado em 1185, por foral concedido por D. Afonso Henriques e o seu filho Sancho, o concelho de Palmela foi extinto por um período de 71 anos (de 1855 a 1926), tendo sido integrado no de Setúbal, no quadro da Reforma Administrativa de 1855, que reduziu o número de concelhos no território nacional.

Nos anos 20, foi formalmente constituída a Comissão Pró-Restauração do Concelho de Palmela, integrando as/os cidadãs/ãos de Palmela que, desde então, representaram a vontade de autonomia das populações. O longo processo de luta pela Restauração do Concelho culminou em 1 de novembro de 1926.

 

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde!

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde!

O Município de Palmela assinala hoje o Dia Mundial da Saúde (7 abril) com a inauguração da Unidade Móvel de Saúde, às 11h30, no Largo de S. João, em Palmela, e com a divulgação de uma newsletter especial

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Município e parceiros reinventam ritual da Queima do Judas

Este ano, o contexto de pandemia volta a não permitir que a tradição da Queima do Judas se cumpra em Palmela no formato habitual, mas o Município e os parceiros celebram de uma forma diferente e original, com a distribuição, pela população, do Jornal e do Kit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: 929 018 384
E-mail: carmosresidence@gmail.com

Google Translate

Política de Privacidade