carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

Dia da Restauração do Concelho assinalado com programa simbólico

O Dia da Restauração do Concelho de Palmela (1 de novembro) é assinalado pelo Município com um conjunto simbólico de iniciativas de celebração desta data histórica.

Do programa das Comemorações do 94.º Aniversário da Restauração do Concelho de Palmela, destaque para a inauguração do Monumento Arco da Ponte, em Pinhal Novo, uma criação dos artistas locais Kim Prisu, João Palmela e Pedro Botelho.

As comemorações incluem também a habitual Homenagem Póstuma aos Restauradores do Concelho de Palmela e aos Mortos em Combate na I Grande Guerra Mundial, com deposição de flores junto ao Monumento a Joaquim José de Carvalho e aos Combatentes da I Grande Guerra, numa organização do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela com a Câmara Municipal.

Nos canais digitais da Autarquia (Facebook, Instagram e Youtube Palmela Município), vão ainda ser divulgados vídeos comemorativos do 25.º Aniversário dos Programas Municipais Desportivos de Judo e Basquetebol.

Criado em 1185, por foral concedido por D. Afonso Henriques e o seu filho Sancho, o concelho de Palmela foi extinto por um período de 71 anos (de 1855 a 1926), tendo sido integrado no de Setúbal, no quadro da Reforma Administrativa de 1855, que reduziu o número de concelhos no território nacional.

Nos anos 20, foi formalmente constituída a Comissão Pró-Restauração do Concelho de Palmela, integrando as/os cidadãs/ãos de Palmela que, desde então, representaram a vontade de autonomia das populações. O longo processo de luta pela Restauração do Concelho culminou em 1 de novembro de 1926.

 

1 de novembro | 94.º Aniversário da Restauração do Concelho

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, às 9h30, as visitas guiadas ao Centro Histórico dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo Castelo, com início na Praça de Armas. Garanta o seu lugar na próxima visita e inscreva-se (até às 12h00 da antevéspera do dia da visita)

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Inspirada na antiga Casa de Ópera que existiu no Cabo Espichel, e por onde chegaram a passar grandes companhias italianas, a Temporada de Música está de regresso ao concelho em março e abril, com orquestras de renome, vozes de inegável beleza, novos compositores e jovens músicos

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

As visitas guiadas promovidas pelo Município de Palmela ao Castelo e Centro Histórico da vila regressam em abril. Nos dias 2 e 16, António Lameira, voluntário do Museu Municipal, orientará esta atividade, de frequência gratuita e com a duração de 1h30 (cada período).

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

10 Propostas para conhecer Sesimbra

10 Propostas para conhecer Sesimbra

Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade