carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

De 16 a 22 de setembro, o Município de Palmela vai, uma vez mais, aderir à Semana Europeia da Mobilidade.

Vai realizar-se um conjunto de iniciativas e atividades, como por exemplo, debates informativos e uma caminhada, com o objetivo de sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto ambiental, económico e de saúde que as suas decisões diárias de mobilidade influenciam.

A edição deste ano, com o tema inspirador “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade autónoma.

Do programa, destaca-se a realização de dois debates, abertos à comunidade: no dia 17, em Palmela, sobre o “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela” e dia 18, em Pinhal Novo, sobre “Mobilidade Suave e Urbanismo Tático”, onde se fará a apresentação dos planos e medidas que a autarquia já está a implementar nesta matéria.

Além de ações de sensibilização, recorde-se que o Município tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas. É o caso do projeto HUB 10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial – Concelho de Palmela (Troços Nascente e Sul Estrada dos Quatro Castelos) que compreende a requalificação do eixo de comunicação intermunicipal na conurbação urbana entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte devidamente interligados com interfaces de transporte público, visando a melhoria das deslocações pendulares. A 2.ª fase deste intervenção – que inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina – deverá começar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2021. A obra está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS).

Outros exemplos de intervenções da autarquia nesta matéria, são a Remodelação do Jardim José Maria dos Santos, articulação com o antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo Sul (a 1ª fase já se encontra concluída) e a Ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo, cujo concurso para a obra está a decorrer.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Agência Portuguesa de Ambiente. O programa de atividades no concelho conta com a organização da Câmara Municipal de Palmela.

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, às 9h30, as visitas guiadas ao Centro Histórico dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo Castelo, com início na Praça de Armas. Garanta o seu lugar na próxima visita e inscreva-se (até às 12h00 da antevéspera do dia da visita)

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Inspirada na antiga Casa de Ópera que existiu no Cabo Espichel, e por onde chegaram a passar grandes companhias italianas, a Temporada de Música está de regresso ao concelho em março e abril, com orquestras de renome, vozes de inegável beleza, novos compositores e jovens músicos

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

As visitas guiadas promovidas pelo Município de Palmela ao Castelo e Centro Histórico da vila regressam em abril. Nos dias 2 e 16, António Lameira, voluntário do Museu Municipal, orientará esta atividade, de frequência gratuita e com a duração de 1h30 (cada período).

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

10 Propostas para conhecer Sesimbra

10 Propostas para conhecer Sesimbra

Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade