carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

16 a 22 de setembro | Participe na Semana Europeia da Mobilidade!

De 16 a 22 de setembro, o Município de Palmela vai, uma vez mais, aderir à Semana Europeia da Mobilidade.

Vai realizar-se um conjunto de iniciativas e atividades, como por exemplo, debates informativos e uma caminhada, com o objetivo de sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto ambiental, económico e de saúde que as suas decisões diárias de mobilidade influenciam.

A edição deste ano, com o tema inspirador “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade autónoma.

Do programa, destaca-se a realização de dois debates, abertos à comunidade: no dia 17, em Palmela, sobre o “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela” e dia 18, em Pinhal Novo, sobre “Mobilidade Suave e Urbanismo Tático”, onde se fará a apresentação dos planos e medidas que a autarquia já está a implementar nesta matéria.

Além de ações de sensibilização, recorde-se que o Município tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas. É o caso do projeto HUB 10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial – Concelho de Palmela (Troços Nascente e Sul Estrada dos Quatro Castelos) que compreende a requalificação do eixo de comunicação intermunicipal na conurbação urbana entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte devidamente interligados com interfaces de transporte público, visando a melhoria das deslocações pendulares. A 2.ª fase deste intervenção – que inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina – deverá começar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2021. A obra está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS).

Outros exemplos de intervenções da autarquia nesta matéria, são a Remodelação do Jardim José Maria dos Santos, articulação com o antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo Sul (a 1ª fase já se encontra concluída) e a Ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo, cujo concurso para a obra está a decorrer.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Agência Portuguesa de Ambiente. O programa de atividades no concelho conta com a organização da Câmara Municipal de Palmela.

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Mês da Música – Concerto Marta Menezes

Mês da Música – Concerto Marta Menezes

Marta Menezes abre programa “Outubro – Mês da Música” – Espetáculo gratuito, mediante levantamento de bilhete. Informações: 212 336 630 / cultura@cm-palmela.pt

Troino reforça-se como ‘Bairro Cool’

Troino reforça-se como ‘Bairro Cool’

Um conjunto de atividades comerciais ao ar livre, a par de momentos de música e animação, são atrativos da primeira edição do Troino ao Léu, que, no dia 25, pretende dinamizar e atrair mais gente ao bairro emblemático de Setúbal

O Castelo de Palmela

O Castelo de Palmela

A posição geográfica do castelo permite um domínio estratégico de parte do estuário sadino, de uma vertente da cordilheira da Arrábida e das planícies envolventes que a separam do Tejo. Esta situação, noutros tempos, revestia-se da maior importância pelas ligações e possibilidades de comunicação que se estabeleciam com os castelos circundantes das linhas do Tejo e do Sado.

ICNF inicia marcação e sinalização de percursos pedestres no concelho

ICNF inicia marcação e sinalização de percursos pedestres no concelho

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas iniciou esta semana, no concelho de Sesimbra, a marcação e sinalização de percursos pedestres na área do Parque Natural da Arrábida, que correspondem à Grande Rota que liga os três concelhos da Arrábida – Palmela, Sesimbra e Setúbal, numa extensão de mais de 80 quilómetros e a vários percursos de Pequena Rota.

Mostra Bibliográfica: Portugueses no Mundo

Mostra Bibliográfica: Portugueses no Mundo

Ao longo dos séculos foram vários os portugueses que se destacaram além-fronteiras e que levaram mais longe o nome de Portugal. É bem conhecida a relação de Portugal com as viagens, os feitos de um povo que se fez ao mar e deu novos mundos ao Mundo, e que Camões imortalizou nos Lusíadas

Exposição: Litografia, Uma Arte em Setúbal

Exposição: Litografia, Uma Arte em Setúbal

Exposição documental representativa de uma arte outrora existente e muito importante em Setúbal. Evento realizado no âmbito da divulgação dos documentos com história existentes no Museu do Trabalho Michel Giacometti e inserido nas comemorações dos 47 anos do 25 de Abril

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade