carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

VIII Encontro assinala 30 anos de investigação sobre Ordens Militares em Palmela

VIII Encontro assinala 30 anos de investigação sobre Ordens Militares em Palmela

O VIII Encontro sobre Ordens Militares – uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Palmela, com o alto patrocínio do Presidente da República – decorrerá de 12 a 16 de junho, no Cineteatro S. João e na Biblioteca Municipal de Palmela, com o tema “Ordens Militares, Identidade e Mudança”.

Este ano, perfazem 30 anos da realização, em Palmela, dos Encontros sobre Ordens Militares, um caminho consolidado e com resultados reconhecidos a nível nacional e internacional, que tem congregado dezenas de investigadoras/es em torno do debate científico.

O VIII Encontro está organizado em seis sessões: a primeira sessão dará conta do progresso no estudo das Ordens Militares nos vários países; a espiritualidade e a vida religiosa das ordens será tratada na segunda sessão; a terceira sessão abordará os espaços de vida dos freires – casas, conventos, igrejas – pelo olhar da história, da arte, da arqueologia; a sessão transversal a todos os Encontros é a que analisa os vários tipos de poderes, os seus meandros, interrelações e o papel que neles desempenha frequentemente a diplomacia (quinta sessão); outras dimensões, menos trabalhadas, merecem especial atenção neste Encontro: a relação dos freires com o outro e os outros, não-cristãos e cristãos, os olhares de um e de outro lado (quarta sessão), bem como a sociologia das ordens, as redes de interesse e as mobilidades (sexta sessão).

O programa inclui, ainda, duas mesas-redondas: de evocação dos 700 anos da Ordem de Cristo e de reflexão crítica sobre o impacto da obra francesa «Dicionário das Ordens Militares Europeias na Idade Média» e visitas de estudo, que permitirão aos participantes conhecer duas importantes Casas de Ordens Militares em Portugal – o Convento de Cristo, em Tomar, o Convento de Santos-o-Novo da Ordem de Santiago, em Lisboa e, ainda, em Setúbal, uma notável produção retabular do tempo do mestre santiaguista D. Jorge.

As inscrições para o VIII Encontro sobre Ordens Militares decorrem até ao dia 9 de junho. As/os interessadas/os deverão enviar o boletim de inscrição, disponível em baixo, para o e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt e proceder ao pagamento, no dia 12 de junho, no balcão do secretariado. Em alternativa, podem inscrever-se presencialmente (na sacristia da Igreja de Santiago, Castelo de Palmela) ou remeter o impresso por correio acompanhado do cheque endossado â Câmara Municipal de Palmela.

Mais informações (Gabinete de estudos sobre a Ordem de Santiago) – telef. 212336640 e e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

Programa »

Boletim de inscrição »

Formulário para participação com proposta de poster »

Informação posters quadrilingue »

 

Partilhar

Outras notícias em destaque:

O Município de Palmela participa no Ecology Day que se comemora hoje!

O Município de Palmela participa no Ecology Day que se comemora hoje!

O Município de Palmela participa na comemoração do Ecology Day, dia 14 de setembro, partilhando, no site da iniciativa (www.ecologyday.eu/pt/), um folheto que dá a conhecer a diversidade de espécies de flora existentes na Serra do Louro e que podem ser observadas nesta altura do ano

Siga PALMELA MUNÍCIPIO nas redes sociais!

Siga PALMELA MUNÍCIPIO nas redes sociais!

Nas plataformas PALMELA MUNICÍPIO, as/os cidadãs/ãos poderão, agora, encontrar uma nova e abrangente oferta informativa sobre as diferentes áreas de atividade municipal

Em Palmela, há experiências com sabor!

Em Palmela, há experiências com sabor!

Em Palmela, pode encontrar uma grande variedade de produtos regionais de qualidade excecional e receitas que exprimem tradição e inovação, convidando a uma verdadeira experiência com sabor!

Este verão, visite o Mercado da Aldeia em Quinta do Anjo!

Este verão, visite o Mercado da Aldeia em Quinta do Anjo!

Quinta do Anjo recebe, este verão, uma nova iniciativa: o Mercado da Aldeia. Nos dias 18 de julho, 1, 15 e 29 de agosto e 12 e 26 de setembro, das 8h00 às 13h00, o largo junto ao Mercado Municipal de Quinta do Anjo vai ser um espaço de promoção e venda dos melhores produtos locais

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: 962 634 118
E-mail: ipeixoto@ohmyguest.pt

Google Translate

Política de Privacidade