carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março
“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora – a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de outubro.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo Município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG – Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo.
A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 18h00 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. As/os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia.
O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.

Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».

Mostra dá o mote a programa de atividades

O Museu Municipal de Palmela vai dinamizar, em abril, um conjunto de atividades, no âmbito da Exposição “Paisagem sonora: a Gaita de fole”. Páscoa 2019 – Férias a crescer… “A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As atividades vão decorrer das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).

O ponto de encontro é no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita (mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de abril) para residentes, estudantes e filhas/os de trabalhadoras/es no concelho.

No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.

As inscrições para estas duas atividades devem ser efetuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Fonte: cm-palmela.pt »

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico da Vila de Palmela

Com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, às 9h30, as visitas guiadas ao Centro Histórico dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo Castelo, com início na Praça de Armas. Garanta o seu lugar na próxima visita e inscreva-se (até às 12h00 da antevéspera do dia da visita)

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

Inspirada na antiga Casa de Ópera que existiu no Cabo Espichel, e por onde chegaram a passar grandes companhias italianas, a Temporada de Música está de regresso ao concelho em março e abril, com orquestras de renome, vozes de inegável beleza, novos compositores e jovens músicos

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

Venha a Palmela esta primavera! – Há visitas guiadas em abril!

As visitas guiadas promovidas pelo Município de Palmela ao Castelo e Centro Histórico da vila regressam em abril. Nos dias 2 e 16, António Lameira, voluntário do Museu Municipal, orientará esta atividade, de frequência gratuita e com a duração de 1h30 (cada período).

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Sonoridades do jazz às voltas pela cidade

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

10 Propostas para conhecer Sesimbra

10 Propostas para conhecer Sesimbra

Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade