carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março
“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora – a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de outubro.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo Município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG – Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo.
A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 18h00 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. As/os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia.
O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.

Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».

Mostra dá o mote a programa de atividades

O Museu Municipal de Palmela vai dinamizar, em abril, um conjunto de atividades, no âmbito da Exposição “Paisagem sonora: a Gaita de fole”. Páscoa 2019 – Férias a crescer… “A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As atividades vão decorrer das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).

O ponto de encontro é no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita (mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de abril) para residentes, estudantes e filhas/os de trabalhadoras/es no concelho.

No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.

As inscrições para estas duas atividades devem ser efetuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Fonte: cm-palmela.pt »

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Carnaval em Sesimbra a 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024

Durante os festejos de Carnaval, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Câmara Municipal de Sesimbra vai assegurar um vaivém gratuito entre as paragens da Rotunda da Moagem (frente aos supermercados) de Sampaio e o Terminal Rodoviário de Sesimbra

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

“Outubro – Mês da Música” – Saiba aqui o que não pode perder esta semana!

Até 28 de outubro, o “Outubro – Mês da Música” comemora o Dia Mundial da Música (1 de outubro) com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos. Ainda há muito para ver e ouvir! Pelo palco do Cine-Teatro S. João, em Palmela, ainda vão passar Buba Espinho (13 de outubro) e Club Makumba (14 de outubro).

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal regressa ao Parque Augusto Pólvora, na Maçã, de 25 a 27 de agosto para fazer as delícias dos amantes de mel. O evento, que nasceu em 1999, visa promover os produtos derivados do mel e a atividade apícola.

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

Palmela Wine Jazz – 18 a 20 agosto: conheça o programa musical!

O Palmela Wine Jazz está de volta ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, de 18 a 20 de agosto, das 18h00 às 24h00 (com exceção de domingo que encerra às 23h00), para três dias de promoção dos vinhos da Península de Setúbal, ao som das notas criativas do Jazz.

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

Méee, Festival Folk – Cartaz Internacional leva música e muita animação a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo recebe o 2.º “Méee, Festival Folk”, entre os dias 26 e 28 de maio. O evento, organizado pelo Município de Palmela, Junta de Freguesia e comunidade de Quinta do Anjo. Bailes de danças tradicionais do mundo, Animação de Rua, Espaço Infantil e Artesanato são mais algumas atividades que complementam o programa do “Méee”.

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Saboreie a primavera com as sugestões “Palmela Conquista”!

Nesta primavera, siga as sugestões “Palmela Conquista” e saboreie a natureza, o ar livre, as caminhadas, mas também as feiras de produtores locais ou o prestigiado Festival Queijo, Pão e Vinho, onde vai poder encontrar os melhores produtos da região.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade