carmo’s residence

Notícias da Região

Palmela

 

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março
“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora – a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de outubro.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo Município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG – Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo.
A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 18h00 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. As/os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia.
O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.

Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».

Mostra dá o mote a programa de atividades

O Museu Municipal de Palmela vai dinamizar, em abril, um conjunto de atividades, no âmbito da Exposição “Paisagem sonora: a Gaita de fole”. Páscoa 2019 – Férias a crescer… “A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As atividades vão decorrer das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).

O ponto de encontro é no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita (mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de abril) para residentes, estudantes e filhas/os de trabalhadoras/es no concelho.

No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.

As inscrições para estas duas atividades devem ser efetuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Fonte: cm-palmela.pt »

Partilhar

Outras notícias em destaque:

Iluminação decorativa na Fortaleza de Santiago

Iluminação decorativa na Fortaleza de Santiago

Está ligada a nova iluminação decorativa da Fortaleza de Santiago, na vila de Sesimbra. A iluminação dispõe de um vasto leque de cores, e é assegurada por 44 projetores de tecnologia Led, distribuídos pelas laterais do imóvel, e pela Rua da Fortaleza.

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze Apresenta-lhe o Estuário do Sado Como Nunca o Viu Antes

A Green Breeze convida-o(a) a explorar a riqueza cultural e natural do estuário do Sado com as suas experiências náuticas inesquecíveis. Os passeios privados e personalizados em iates de luxo proporcionam momentos únicos, que vão desde aventuras de três horas ao encantador pôr do sol, até jornadas náuticas de uma semana inteira.

Festa das Vindimas celebra tradição entre 29 agosto e 3 setembro! Conheça o programa!

Festa das Vindimas celebra tradição entre 29 agosto e 3 setembro! Conheça o programa!

A vila de Palmela volta a celebrar e homenagear a vinha e o vinho com a 61.ª edição da Festa das Vindimas – O Renascer da Tradição, que acontece já de 29 de agosto a 3 de setembro. O programa integra os momentos emblemáticos do Cortejo das Vindimas 2024 (com conceção de José Condeça e o tema “Tradição e Fantasia”), Cortejo dos Camponeses, Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e Missa de Ação de Graças.

ZimbraMel regressa entre 23 e 25 de Agosto

ZimbraMel regressa entre 23 e 25 de Agosto

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal decorre de 23 a 25 de agosto, sexta a domingo, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã. O mel da região é considerado um dos melhores do país. O seu sabor agradável deve-se à predominância de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva e rosmaninho, que aliado ao clima ameno da região lhe confere caraterísticas únicas.

Morada:
Rua Álvaro Castelões, 49 - 1º e 2º
2900-215 Setúbal
Telefone: (+351) 919 385 254
E-mail: geral@homematch.pt

Google Translate

Política de Privacidade